Design para televisão educativa

"Design para televisão educativa: uma proposta de novo on-air para a MultiRio" é um projeto apresentado como Trabalho de Conclusão no curso de Comunicação Visual Design EBA/UFRJ.

A monografia pode ser acessada aqui.

gif-principal-multirio.gif

O trabalho teve como objetivo apresentar uma nova proposta de identidade visual para a plataforma de televisão da MultiRio, mídia que tem como propósito a transmissão de conteúdos educativos e culturais para estudantes e professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

O projeto utilizou os princípios do design em movimento para trabalhar a personalidade e os valores da empresa, através de elementos gráficos e suportes que são específicos à identidade visual voltada para a mídia televisiva.

Personalizado – 4.png

Por meio de uma análise do atual on-air (a identidade visual no ar, exibida na programação do canal), foi identificada a necessidade de criação de um novo sistema de identidade que representasse melhor o ambiente educativo e cultural.

 

Esse novo on-air tem como principais objetivos fazer com que o público reconheça nessa nova identidade a essência educadora, cultural e carioca da Empresa, mas ao mesmo tempo, não afugentar a audiência já conquistada, criando uma visualidade que não se distancie radicalmente da atual.

 

Para isso, primeiramente foram adotadas estratégias visuais, como o mapa-mental e moodboard de referências.

Uma série de estudos e testes foram feitos durante e após a fase de definição de estratégias visuais, testando possibilidades de marca, lettering, paleta de cores e tipografia institucional.​​​​​​​

Personalizado – 9.png

A nova marca, assim como toda a estruturação da identidade visual, se baseia do conceito do encaixe de formas como referência às brincadeiras voltadas ao público infanto-juvenil que exploram o encaixe de peças, evocando a ideia do lúdico. O sistema criado possui uma paleta de cores variada e colorida, reforçando essa mentalidade, com aplicações que exploram essas ideias.

Personalizado – 11.png